Sugestões para a leitura de textos – Fichamento.
Prof. Gessé Marques Jr.
Quando lemos alguns textos científicos, ou acadêmicos, podemos ter algumas dificuldades na apreensão do conteúdo e das informações transmitidas.
Para facilitar, ou para nos ajudar na compreensão dos textos, podemos dividir esta tarefa em momentos distintos, complementares e progressivos: momento de análise textual e de análise temática.
A análise textual é o primeiro momento da leitura, onde procuramos entender o texto como um todo, a fim de compreender a lógica, o esquema de exposição das idéias, assim como o raciocínio do autor.
Neste momento, é bom assinalar os conceitos principais que o autor está utilizando e como os define.
É nesse primeiro momento de reconhecimento do texto que se torna necessário procurar – no dicionário – as palavras que não sabemos, e – em dicionários especializados, ou em obras de referência – os conceitos que desconhecemos.
Lembre-se: só podemos escrever se lermos, se tivermos dados . O trabalho cientifico depende de leituras , de fontes de informação . Se não organizarmos e sistematizarmos o nosso conhecimento e os nossos dados , não teremos sobre o que e do que falar .
Essa leitura pode e, como forma de organização do conhecimento adquirido, deve ser acompanhada de anotações. Assim , “a análise textual pode ser encerrada com uma esquematização do texto cuja finalidade é apresentar uma visão de conjunto da unidade”.
As anotações e esquematização inicial são realizadas através do Fichamento:
1. Antes de iniciar a leitura do texto , anote, logo no início do seu documento , as referências bibliográficas de acordo com as normas ABNT. Se for livro de biblioteca , aproveite para anotar o número do Tombo . Assim , quando fizer a bibliografia do trabalho , já a terá pronta (no computador pode usar copiar – colar ), e se precisar voltar à biblioteca , não terá que consultar novamente a localização do livro .
2. Deixe um espaço em branco para fazer um pequeno resumo . (veremos adiante )
3. Comece a fazer as anotações.
No Fichamento não se anota tudo que está no livro , não reescrevemos. A idéia que deve organizar as anotações é a mesma que utilizamos para as anotações em sala de aula . Ou seja, prestamos atenção na fala do professor e fazemos anotações pontuais das partes importantes . Se anotarmos “tudo ” o que o professor disser, nos concentraremos mais na fidelidade da anotação do que em prestar atenção à exposição .
A anotação pode ser tópica , de pequenas frases , de conceitos-chave. Se copiar uma frase mais longa , não esqueça de utilizar aspas . Lembre-se: o Fichamento é a criação de um documento para consulta posterior . Assim , quanto mais informação tiver sobre o conteúdo do seu documento , melhor . Deixe claro o que é a sua redação e o que é do “autor ”.
A outra vantagem do Fichamento é no processo de compreensão da leitura . Quando lemos um livro , um texto , um documento , sempre fazemos por partes . Introdução , desenvolvimento e conclusão . E, dentro de cada parte , lemos em seqüência as diferentes palavras , frases , parágrafos , itens e capítulos . Este “dissecar ” do texto é parte do processo de leitura , assim como as anotações pontuais que fazemos nesse percurso.
Ao finalizar o Fichamento e ao ler as suas anotações, terá uma visão global . Se demoramos um dia para ler um texto , pela leitura do Fichamento teremos um entendimento geral em poucos minutos . Assim , o Fichamento permite a leitura e a compreensão do texto em dois momentos essenciais : a) um fragmentado (durante a leitura e nas anotações do texto ), b) um mais geral e compreensivo (na leitura do Fichamento).
Ao finalizar a leitura e as anotações, leia o Fichamento e, a partir de um entendimento mais amplo , redija um pequeno resumo . Volte ao item dois (que tratamos acima ) e complete o espaço que deixou em branco .
1. O ‘endereço ’ da obra , de acordo com a ABNT.
2. Um pequeno resumo compreensivo do texto como um todo .
3. As partes específicas que compõe o texto e a referência das páginas .
A partir dessa leitura textual , é possível fazer uma leitura e análise temática , cujo objetivo é se aprofundar no entendimento do texto . Em qualquer momento da leitura , importa entender o que e como o autor expõe suas idéias . Quer concordemos ou não com as suas idéias , o fundamental é, em primeiro lugar , entendê-lo.
1. Qual o tema ou assunto ? Do que ele está falando e como apresenta a sua perspectiva ?
2. Qual o tipo de texto ? Acadêmico , de informação , jornalístico , técnico ?
3. Qual o problema que o autor pretende desenvolver ? Ou seja, o que levou o autor a escrever seu texto e qual tipo de questão que procura responder com sua argumentação ?
4. A partir disso, como apresenta sua (s) idéia (s) central (is), qual é a(s) sua (s) proposição fundamental ou tese (s)?
5. Se ele defende determinada (s) tese (s), como constrói a estrutura de argumentos para fundamentá-la(s)?
6. Existem idéias secundárias, argumentações complementares que auxiliam na construção da(s) tese (s)?
Resumindo:
1. Você não entendeu o texto e tem que reler (o mais provável ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário